segunda-feira, 4 de julho de 2016

Livros novos !

LiteraTOUR - Quem lê, entende um pouco mais, viaja um tanto a mais... (História, biografias, romances...)
Atualizado 17/07/2018


Pensa naquele lugar agradável, com um cafezinho gostoso. Livraria Leitura (JF). Michelle, o nome da moça. E a outra que me questionou da câmera, sempre com um sorriso perfeito. Obrigado a atenção das meninas da VEG inf. E inglês. (JUIZ DE FORA - MG)
Gosto das histórias da Anne, o que envolve histórias de guerras, holocaustos (talvez pra refletir o que não queremos para os outros séculos, apesar do ser humano nunca aprender). O pai de Anne, sempre otimista, mas a família entrou para a clandestinidade. Nesse livro, você pode acompanhar fotos e registros (como listas no colégio de Anne e outras informações). Publicarei uma resenha no Skoob. - O nome do livro: OS SETE ÚLTIMOS MESES DE ANNE FRANK - (Willy Lindwer) - Trata-se de um documentário que virou um livro !!


Você tem estômago? Pois é isso o que precisará para ler esse grande clássico da literatura moderna.
Lolita é fantástico ao mostrar o que há de mais perverso na conduta humana. Você fica atordoado; raiva, pena, ansiedade, tristeza, são alguns sentimentos que despertam no leitor no decorrer da obra. 
No entanto, quem disse que um livro têm que ser, necessariamente, confortante e alegre? Nabokov acha que não, e sua escrita transmite sentimentos que em nada comuta com felicidade. A não ser, é claro, para seu personagem Humbert Humbert e seus desejos obscuros e perversos. Ok, não podemos afirmar que ele era feliz, seu desejos carnais apontavam para um lugar do qual a moral vigente não admite. Ele tinha noção disso, mesmo assim não conseguia evitar. Nabokov foi corajoso ao escrever esse livro. O tabu da pedofilia não é, com certeza, um assunto fácil de se abordar, no entanto, ele o fez com maestria. Uma linguagem rebuscada, trechos em francês, que para mim enriqueceu mais ainda a beleza da obra. Enfim, se você sente asco de um livro através da personalidade das personagens, não leia Lolita. Mas se você sabe apreciar a riqueza de uma escrita pormenorizada, a habilidade em transmitir sentimentos humanos para o papel, sejam eles obscuros ou não, Lolita é uma boa pedida.Deleite-se.



"...Uma vez tentou desenhar o Darth Vader pra mim, mas ficou parecendo um robô estranho com formato de cogumelo." 

História de August (Auggie), que por conta de cirurgias em seu rosto, quis mostrar para as pessoas que no fundo somos iguais através de sua história. Estou encontrando emoção e descontração nesse livro (folheei até o fim, onde tem preceitos para cada mês). Salve de palmas para o "Sr. Buzanfa".  <<< Engraçado o quanto envolvemos com o livro e história e boa parte entre vários se casam com a nossa! Até o momento dessa leitura, August tem me mostrado ser um tanto tímido, não só por conta de suas cirurgias (o medo talvez de se mostrar), mas um pouco artista. O envolvimento com o Sr. Buzanfa (diretor da sua nova escola) parece indo bem (primeiro foi a senhora Bum, agora, Buzanfa hahaha)! Sempre com um pé atrás pelas pessoas, por achar que todos estão o observando de forma estranha e, pelo que me parece, para começar a estudar em um colégio (a meu ponto de vista foi tudo combinado entre eles). Um dos pontos de vista mais bonito, emocionante e tão verdadeiro, é o da Via (Olivia Pullman). Você sente cada momento que ela narra, cada frase, cada necessidade, cada sentimento que ela expressa. Tudo muito bem desenvolvido. 
‘’ August é o sol. Eu, a mamãe e o papai giramos em volta dele. O restante de nossa família e de nossos amigos são asteroides e cometas flutuando ao redor dos planetas que orbitam o do sol. [...] Estou acostumada ao modo como esse universo funciona. Nunca me importei porque sempre foi assim. ‘’
A última cena do livro, na formatura do 5º ano, foi muito emocionante, lindo demais, incrível só de lembrar de cada palavra expressa. Cada detalhe, um dos momentos mais lindo do livro. 
E todos os personagens são importantes a sua maneira, cada qual a sua essência. O Auggie é um ótimo protagonista, um garoto muito otimista, mesmo tendo passado por muitas dificuldades na vida, ele é uma lição de vida. E definitivamente este é um livro lindo a ser lido, e que te faz refletir, e repensar em certas atitudes. GOSTEI DEMAIS!! Vou reler mais vezes!

(Uma parte de Extraordinário)


Rubem Alves (O mestre)
Pimentas - Para provocar um incêndio, não é preciso fogo.
São contos, contadas de uma forma bem interessante. Trata-se de uma compilação de crônicas sobre ideias e pessoas, sobre pensamentos que incendeiam a mente e que levam a outras ideias. Quando puderem e se interessarem, veja entrevistas dele sobre a Escola da Ponte, em Portugal ! ;)

Trecho:
"Ele é do jeito mesmo como ele escreve? É uma pergunta nascida do amor: acharam bonitas as coisas que escrevi e agora estão curiosos para saber se me pareço com o que escrevo. Como disse, nunca me fizeram a pergunta, diretamente. Mas eu respondo: Não, não sou igual ao que escrevo, sou um fingidor."

"O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente." Fernando Pessoa

Por falar em Rubem Alves, recomendo essas duas entrevistas, ele é demais:




A história de 'Boquinha' e 'Prefeito' que não controlam sua língua. Os dois especialistas em arrumar confusão. Tinham tudo pra dar errado, e deram. Mas apesar disso, desenvolveram uma alegria e loucura contagiantes. Augusto Cury e suas obras, nos próximos acrescento o "Vendedor de Sonhos."

Trecho do livro, uma música, que gostei:

Você acorda, levanta, reclama e faz tudo igual
Luta para ser aceito e notado e sair no Jornal
Corre atrás do vento como uma máquina imortal
Morre sem curtir a vida e jura ser uma pessoa normal

Olha para mim e me diz com ironia social
Eis aí um maluco, um sujeito anormal
Sim, mas não vivo como você em liberdade condicional
Sou o que sou, uma mente livre, um louco genial

Podem me chamar de pirado, insano, desequilibrado.
Não importa, sou o que sou, sou um louco genial.


São descrições de cartas de soldados enviados durante a guerra do Iraque, na época do presidente Bush. As mensagens revelam de forma comovente, as verdadeiras mentes e corações dos que se arriscam suas vidas para "proteger os compatriotas".  Trecho de uma: "Talvez o maior testamento para a sua mensagem e sua efetividade, é que nossa filha, em breve, estará votando pela primeira vez, assim como diversos de seus amigos. Eles estarão seguindo rumo à votação em novembro, impactados por seu filme. Sempre nos angustiamos pelas famílias que passam por essa dolorosa experiência, a que mais tememos. Essa administração é a pior na história desse país e nós estamos fartos de manipulação e mentiras. Seu filme prestou um enorme serviço ao nosso país, e ficamos orgulhosos por tê-lo visto na noite de 4 de julho, em vez de assistir aos fogos."


Kardec. Livro dos Espíritos para questões com dúvidas, como:

327 - O espírito assiste ao seu enterro?
R: Frequentemente assiste, mas, algumas vezes, se ainda está perturbado, não percebe o que se passa.

376 - Por que razão a loucura leva o homem algumas vezes ao suicídio?
R: O espírito sofre pelo constrangimento em que se acha e pela impossibilidade em que se vê manifestar-se livremente, donde o procurar na morte um meio de quebrar seus grilhões.

379 - É tão desenvolvido, quanto o de um adulto, o Espírito que anima o corpo de uma criança?
R: Pode ser até mais, se mais progrediu. Apenas a imperfeição dos órgãos infantis o impede de se manifestar. Obra de conformidade com o instrumento de que dispõe.

504. Podemos sempre saber o nome do nosso Espírito protetor ou anjo da guarda?
— Como quereis saber nomes que não existem para vós? Acreditais, então, que só existem os Espíritos que conheceis?

504 A) Como então o invocar, se não o conhecemos?
— Dai-lhe o nome que quiserdes, o de um Espírito superior pelo qual tendes simpatia e veneração; vosso protetor atenderá a esse apelo, porque todos os bons Espíritos são irmãos e se assistem mutuamente.

O Livro dos Médiuns - Para estudar e aprimorar aqueles que tem o dom de ver, sentir cheiros, e algumas previsões (por isso leio frequentemente), por conseguir estar entre os 2 mundos. Todos têm mediunidade, alguns afloram mais que os outros e, na maioria das vezes, por estar ligadas a uma religião, muitos desacreditam ou não apoiam (pois acham que 'ainda', na escritura do seu DEUS, isso está incorreto), ou simplesmente tem medo. Enfim, se não acredita, é só não ler, não é mesmo? Existem muitos médiuns e espíritas por aí, alguns mais sensitivos, outros não. Tem grupos no facebook a quem quiser participar, abra a aba / guia ESPECIAL e participe. Espíritas e Zíbia Gasparetto (a autora de muitos livros, conhecida como a mulher dos espíritos). Conto minhas experiências mediúnicas nessa ABA: https://welingtonscarvalho.blogspot.com.br/2017/06/o-que-pode-e-nao-pode-ou-sera-que-pode.html


Charlie, meu nome. "Caro amigo, hoje conversei com meu professor e perguntei, por que as pessoas escolhem para amar aquelas que mais os fazem sofrer? Disse ele, nós aceitamos o amor que achamos que merecemos." - "Caro amigo, fui em uma festa, conheci pessoas legais, fiz novos amigos, os presenteei como de costume na festa de fim de ano, de Natal. Apaixonei pela Sam, acabei namorando sua amiga, o que deu confusão quando fui sincero no jogo da verdade, e beijei a Sam." - "Caro amigo, hoje disseram-me que enxergo as pessoas, e guardo pra mim mesmo o que vejo nelas. Deixe o trauma da Tia Helen pra depois." - Como se sente? Me sinto infinito!


Esse livro-guia recomendo pra quem pretende viajar de férias com a família ou mesmo viajar dentro do livro (que é fascinante com as fotos e as descrições (algumas em inglês)). "FLÓRIDA". Particularmente apaixonado pelos EUA (como disse a menina, você encontrou sua cidade americana em JF), adquiri esse livro e o devorei em 2 dias, já li mais 5 vezes, ainda possui enquetes e mapas por dentro. É pra família mesmo, mostra orientações de parques, lanchonetes. Informações de Boca Raton e tudo mais. Na Livraria Leitura - Juiz de Fora - MG.



Rapaz, pensa em um livro de um console no qual você é fã desde 1994, quando ganhou um, com lançamento de Donkey Kong Country. Mas não fica só isso. Não pense que isso é uma revistinha, pois é um Dossiê, completíssimo, a história, e todos os jogos com imagens e informações. Quem nunca viajou no TOP GEAR, Super Mário Kart, Super Mário Paint, Star Fox, entre muitos outros ? E as trilhas sonoras ? Se você é apaixonado pelo clássico, viaje profundamente com esse livro. Você pode adquirir ele pela Editora Europa.


Para quem gosta de pesquisar e saber um pouco mais ou questionar!
Gostei. 491 páginas, mostrando um pouco das características e comportamento, o julgamento muitas vezes como auto defesa ou mesmo pra atacar, diminuir. Algumas vezes em relação a frustração, o que faz levar a violência verbal ou física. Até que ponto você é a mesma pessoa estando com seus amigos ou pais? Influência sobre o futuro, passado e presente no comportamento. Psicopatologia, o teste das manchas de Rorschach.
É um livro interessante, pra quem gosta de pesquisas.


Pela jornalista Daniela Arbex, o Holocausto brasileiro mostra apenas mais uma barbárie humana. O "Hospício de Barbacena". A maioria das pessoas sido internados à força, 70% não tinham diagnóstico de doença mental. O livro traz imagens fortes, assim como o documentário (pessoas tomando água de esgoto por exemplo, em situações críticas, mas também alguma história 'boa', como Adelino e Nilta, sobreviventes da 'Colônia' e se casaram em  2005, histórias de reencontros também). Assim que chegavam ao "hospício", suas cabeças eram raspadas. Transitavam por ali alcoólatras, homossexuais, prostitutas, pessoas que se rebelavam ou que se podia ser incômodo a quem tinha mais poder. (Me fez lembrar vagamente sobre o Sanatório de Waverly Hills - se gosta, pesquise também, passa sobre histórias sobrenaturais).


Stephen King, com uma história focada no terror e violência. Ainda não terminei de ler, mas publicarei aqui um resumo quando terminar, assim como o Christine. 


"Vivemos na Terra momentos muito graves para a criatura humana, que se apresenta, geralmente, aturdida e sofredora. Por ser o Espiritismo a grande terapia preventiva e curadora para os seres, cremos que estas páginas poderão de alguma forma, contribuir em favor do esclarecimento íntimo de quem as leia, oferecendo-lhe uma visão tão correta como oportuna da realidade, impulsionando avanço no rumo do progresso da paz." (Rumo às Estrelas - Divaldo Franco).




Gosto de romances, O livro SE EU FICAR, tanto li quanto vi o filme com a Chloe Grace Moretz, é lindo (o livro contém as entrevistas com a própria) e a continuação PRA ONDE ELA FOI. O trágico acidente que pode mudar a vida de Mia. Os do John Green aos poucos adquirindo, comprei A CULPA É DAS ESTRELAS, pra quem gosta de romance e um pouco de drama. CIDADES DE PAPEL gostei também pelo final ser diferente, inesperado até, e até interessante sobre as cidades de papel, na parte de cartografia (mapas). Adquiri também o Quem é você Alasca, do próprio. Quem tiver skoob, adicione-me lá: http://www.skoob.com.br/usuario/1868722

As Vantagens de Ser Invisível, com o Charlie e seu amigo diário, com seu trauma de infância que atordoa a todo o tempo, mostra um certo aprendizado. (Me aventuro nas histórias de drama forte, assim como ensinamentos, assim como romances, como terror, como ficção, aqueles que fazem pensar, questionar, debater, se apaixonar.) - E não é que o Stranger Things foi baseado em um experimento real nos EUA ??


O Diário de Anne Frank - edição especial.  Como eu era antes de você, bonito, emocionante, tocante, ao ver a Louis com uma empolgação ao cuidar de Clark, mas criticado por cadeirantes da vida real, por conta de mostrar que "é melhor morrer do que tentar algo novo." - Acho que varia muito do ponto de vista, personalidade, por mais que seja ficção, em casos raros, pode acontecer na vida real, principalmente se a pessoa não tiver uma motivação.


O Diário de Anne Frank - Quem não puder comprar o livro, acompanhe o filme:




O Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares!! - Cara, como não se apaixonar pela Emma e por essas crianças especiais? Sim, é um mundo de fantasia, mas faz apaixonar pela união e peculiaridade de cada um. A mansão que foi detonada por uma bomba, mas que, eis um mistério: não se fica velho e o tempo volta!! Se encante e se emocione! Vou adquirir as outras edições.



"Cidade dos etéreos" começa exatamente onde o "orfanato da srta.Peregrine para crianças peculiares" acaba! As crianças remando, tentando fugir dos acólitos e das bombas com a Senhorita Peregrine machucada e em sua forma de ave,e que não pode voltar a forma humana sem a ajuda de outra ymbryne.Quando não podia ficar pior eles enfrentam uma forte tempestade.Após momentos de terror,são guiados por Olive que flutua e vê o horizonte através das nuvens.Conseguem chegar à terra firme.Os acólitos os encontram, e as crianças são obrigadas a entrarem em uma mata densa enquanto o latido dos cachorros ecoa atrás deles.
Eles acham uma fenda através dos contos peculiares e percebem que o livro é cheio de segredos e respostas.Nessa fenda encontram um grupo de animais peculiares, mas antes enfrentam um etéreo com a Ajuda da habilidade que se desenvolve cada vez mais em Jacob.Os animais peculiares explicam suas história e todo o sofrimento.E explicam que a ymbryne da fenda(srta.Wren) tinha ido para Londres e seria a única a não ser capturada...mas eles tinham a srta.P,todos ficam surpresos e honrados,pois o que pareciam simples crianças haviam salvo sua mestre...Então eles têm poucos dias para curar a Srta. P. e não deixá-la ser consumida pelo seu lado "animal".E apenas outra ymbryne pode fazé-lo.Eles embarcam numa aventura, onde encontram ciganos que lhes causam confusão atrapalhando a viagem...mas depois são super atenciosos e amigos quando descobrem que são peculiares pois ambos desde muito tempo foram apedrejados e julgados pela sociedade.E que se ajudavam! Esse livro é muito mais excitante,muito fluido e bem detalhado,cada capítulo é surpreendente, com novos peculiares que entram com maestria e que saem deixando saudades."Mas o passado não pode ser mudado".Cada criança tem seu auge, ora você se apaixona por um,ora por outro, até mesmo por Enoch..(hahah). Enfim,são capturados pelos acólitos ,quando pensam que estão na beira da morte, e terem "suas almas removidas"são salvos por Hugh (o único não capturado)e suas abelhas...



Uma Curva na Estrada - Nicholas Sparks - Viajar nas histórias românticas do Nicholas, é pedir pra se emocionar. O Melhor de Mim, Um Porto Seguro, Diário de uma Paixão. - Já se imaginou naquela cena forte de amor e paixão e transformá-la no real? Pois é meu amigo, a vida não é flores, mas você pode torná-la doce, diante da amargura do dia-a-dia de quem talvez não aprendeu a amar!



Carta de amor aos mortos - e pra acompanhar, o cd dos queridíssimos do Roupa Nova! Música boa não fica velha nunca.



Se eu ficar e a continuação Para onde ela foi !



Livros do John Green - este, Will e Will, trata-se de um romance de duas pessoas do mesmo sexo. Também A Menina que Roubava livros, Cidades de Papel, Harry Potter e a Criança Amaldiçoada.


Livros do Resident Evil, com histórias sobre a Umbrella, Código Verônica (enfim, pra quem é apaixonado pelos jogos e pelos filmes também). Conspiração da Umbrella, o que será de Raccon City ?? 

------------------------------------------------------------------
Trecho do livro "O Homem mais inteligente do mundo", de Augusto Cury (Recomendo)


"Os líderes estavam muito perturbados; muitos caíam nessa armadilha. Então o psiquiatra projetou a imagem de uma criança africana soltando pipa, feliz da vida. Depois a outra correndo atrás de animais, sorrindo, como se tivesse mergulhado num oásis de prazer. A seguir, mudou a paisagem, mostrando uma animação em que um menino fazia birra: "Eu quero mais!". Outra gritava com a mãe: "Você tem que me dar um celular novo!" Comportavam-se como pequenos reis que faziam dos pais seus serviçais.
"Meu Deus, o que estou fazendo com meus dois filhos..." disse a si mesmo a empresária. "Dou presentes quase todos os dias e quanto mais dou, menos agradecem, mais reclamam e mais infelizes ficam..."

-A Épica Jornada de Marco Polo, um cientista ateu, para desvendar a fascinante mente de JESUS !


Sem dúvidas, um dos maiores livros que já vi. Sendo para criança, doei para Dacyane Montorsi e seu filho.


Psicografia de Vera Lúcia de Carvalho (o mesmo que Violetas na Janela) e outros, Copos que Andam mostra como a influência de brincadeiras sobre o sobrenatural pode causar danos e, além disso, mostra o que ocorre com as pessoas em outras dimensões. De forma útil, visto que muitos descrentes podem brincar com o sobrenatural "Se há algo do outro lado, deixe-os, se não há, pra quê procurá-los?". Esse li em 2015, fiz até um pequeno vídeo falando um pouco sobre ele. Os livros espíritas (sem ser Allan Kardec), muitas vezes românticos, nos dão uma idéia de como é o outro lado, são histórias de pessoas já desencarnadas contando seus momentos, e bem interessantes de fato, caso goste do assunto e questionar. Deve ser divertido poder sair "volitando" por aí, não? A relação de volitar é do outro plano, já a viagem astral fora do corpo é deste com o outro (Veja aba Especial, onde coloquei homenagens), posso dizer tipo uma ectoplasmia. Leia Violetas na Janela, se gostar, de Patrícia, psicografado também pela Vera, muito bonito sua trajetória. Existem muitos outros, claro! Sobre a brincadeira com o desconhecido, leia essa matéria:

Esse livro li em PDF, podendo ser acessado pelo Adobe Reader em Tablet / Celular, e mesmo podendo ser lido pelo Kindlle (E caso for em formato diferente, você pode tentar com o FBReader, formatos EPUB)


O Livro, Viagem Astral, se gostar, disponibilizo via PDF nesse blog aqui (que abri apenas para questionamentos):

Livros gratuitos:

Tem uma trilha do Violetas na Janela, se gostar:





Cinco dias no Umbral
Aos 24 anos de idade, uma linda jovem desencarna de uma doença do coração. Exausta e muito assustada, ela desperta no plano espiritual em uma das enfermarias da colônia Amor & Caridade. Quando ainda se recuperava desta intensa viagem de passagem que todos nós faremos um dia. Nina recebe o convite que transformaria toda sua trajetória espiritual: se juntar a uma caravana de luz em uma missão de resgate no Umbral. Mas quem será que eles iriam resgatar? Por quê? Quer perigos e imprevistos encontrariam pelo caminho? Por que nem sempre compreendemos as decisões das esferas superiores? Você encontrará as respostas destas e de muitas outras perguntas no livro Cinco Dias no Umbral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário